Conferencia de SAude

Pré-Conferência e Feira de Saúde no Calafate: moradores recebem e debatem serviços de saúde

O secretário de Saúde, Osvaldo Leal, abriu na tarde desta sexta-feira, 20, a primeira Pré-Conferência Municipal de Saúde de Rio Branco na Regional 5, realizada na praça do Calafate. Pelo menos 150 pessoas, entre moradores, lideranças comunitárias e gestores participaram dos debates que buscam melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS). Pela manhã, médicos, enfermeiros e agentes realizaram atendimento em saúde. Os dois eixos da pré-conferência são “acesso e acolhimento com qualidade – um desafio para o SUS” e “participação da comunidade e controle social”.



De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) as pré-conferências são espaços que permitem uma maior divulgação da Conferência Municipal de Saúde. A população é convidada a debater os problemas de saúde da sua comunidade e levantar dados primários para elaborar as diretrizes da política de saúde que serão discutidas nas conferências municipal, estadual e nacional.



A Conferência Municipal de Saúde está prevista para ser realizada nos dias 12, 13 e 14 de julho no Teatro Plácido de Castro. Objetivo geral é impulsionar, reafirmar e buscar na efetividade dos princípios e diretrizes do SUS garantido na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde na perspectiva do fortalecimento da Reforma Sanitária.



Além disso, busca também avaliar o SUS e propor condições de acesso à saúde, ao acolhimento e à qualidade da atenção integral; definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde com base nas garantias constitucionais da Seguridade Social no marco do conceito ampliado e associado aos direitos humanos; e fortalecer o controle social no SUS, garantindo formas de participação dos diversos setores da sociedade em todas as etapas da 14ª Conferência Nacional de Saúde.



Ouvir a comunidade, de modo a aproximar o sistema da comunidade, é a marca gestão de Osvaldo Leal a frente da Semsa. “Estamos levando saúde e ouvindo a população”, sintetizou o secretário ao relatar os motivos que o levaram a convocar as pré-conferências de saúde, as quais começaram pelo Calafate e serão realizadas em todas as regionais de Rio Branco.



Feira de Saúde é o SUS cada vez mais perto da comunidade



O Segmento Rosângela Pimentel Figueira levou todas as suas atividades para a Feira de Saúde, juntamente com as áreas de técnicas da Secretaria Municipal de Saúde na realização de vários exames e procedimentos: PCCU, teste hanseníase, HIV, hepatite, glicemia, informação sobre métodos contraceptivo, saúde bucal, informação DST/Aids, orientação sobre o câncer de mama, aferição de pressão arterial, todas as vacinas, confecção do Cartão SUS, tabagismo, informação sobre combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue, leishmaniose, zoonoses. Participaram também organismos como Ouvidoria, Humanização, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Popular de Saúde (COPS).



“Toda a estrutura que é oferecida na saúde está na praça”, disse Durival Brito, coordenador do Segmento Rosângela Pimentel. Dois pediatras, quatro clínicos-gerais e um ginecologista realizaram as consultas. Se necessário, o morador agendava consulta no Hospital das Clínicas. O laboratório realizou dez exames. Cerca de 100 profissionais, além de parceiros ligados à Fundação Bradesco, Serviço Nacional do Comércio e a Central das Articulações das Entidades de Saúde (Cades) estiveram trabalhando para oferecer o melhor serviço àquela comunidade.



A CADES juntamente com suas entidades em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde estará apresentando em todas as regionais às atividades e atendimentos na área de saúde que são disponibilizados a população em geral.

A coordenadora da CADES, reforça a importância da gestão da saúde de ir até o usuário disponibilizando, apresentando os serviços que a população tem a sua disposição na rede municipal de saúde, e o mais importante é a abertura que esta sendo dada a comunidade de discutir os problemas de uma forma individualizada de cada regional.



Fotos: http://www.cades-acre.org/fotos/view/5.html




CALENDÁRIO DAS PRÉ-CONFERÊNCIAS

20 de maio - Regional 1 – Praça do Calafate

27 de maio - Regional 2 – Centro da Juventude (ao lado do Ginásio Coberto)
03 de junho - Regional 3 – Centro de Saúde Hidalgo de Lima
10 de junho - Regional 3 – CS Barral Y Barral
17 de junho – Regional 4 – Centro da Juventude do São Francisco
22 de junho – Regional 6 – CS Claudia Vitorino
30 de junho - Regional 7 – CS Eduardo Assmar



Fonte: www.riobranco.ac.gov.br

CONVERSATION

0 comentários: