6ª Conferência Estadual de Saúde será realizada nos dias 4,5 e 6 de outubro

Com o tema “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública e patrimônio do povo brasileiro”, o Governo do Acre realiza a 6ª Conferência Estadual de Saúde. O evento que visa mobilizar a sociedade para debater sobre o tema ocorre nos dias 4,5 e 6 de outubro, no auditório da Firb/Faao. 

As Conferências de Saúde é um instrumento que fortalece e solidifica o Sistema Único de Saúde (SUS), que no âmbito municipal e estadual cria fóruns de discussões e propostas que vão estabelecer as diretrizes de saúde pública a serem adotadas no SUS, depois de debatidas na Conferência Nacional de Saúde.

Além disso, a conferência é um espaço democrático, garantido na legislação e com participação direta da sociedade civil organizada através de seus representantes de organizações não-governamentais, entidades, sindicatos, representantes do governo, prestadores de serviços e representantes estaduais de saúde.

O SUS é o único Sistema de Saúde em todo o mundo que funciona, embora ainda esteja em construção, por isso a importância de criar conferências nacionais de saúde que abordam eixos temáticos, diretamente relacionados com os princípios dos SUS. Só assim é possível perceber o fortalecimento dos serviços prestados pelo sistema.

O principal eixo temático da conferência é “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”, que se subdivide em:

- Política de saúde na seguridade social
- Participação da comunidade e controle social
- Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela saúde e Relação Pública x Privado; Gestão do Sistema, do trabalhador e da Educação em Saúde)

CONVERSATION

0 comentários: