6º Congresso Mundia de Juventude


O que é o Congresso Mundial da Juventude (WYC)?

WYC é um encontro bienal de jovens ativistas de todo o Mundo que pretendem promover a expansão do papel da juventude no desenvolvimento sustentável.

Quais são as metas e objectivos do CMJ?

O principal objetivo deste Congresso é continuar a explorar a questão central dos Congressos Mundiais da Juventude: “Qual o papel mais eficaz que os jovens podem desempenhar no que diz respeito à sustentabilidade e como conseguir que os Governos e as organizações de ajuda coloquem os Jovens no coração do desenvolvimento”. Isto é particularmente interessante na medida em que nos aproximamos do fim da era das Metas de Desenvolvimento do Milénio e os profissionais da área começam já a pensar o que substituirá estas Metas.

Pretende-se também reunir e construir laços de confiança entre jovens de diferentes nacionalidades, para que se inspirem e fortaleçam uns aos outros de forma a se envolverem em temas como a erradicação da pobreza, mudança climática, paz, democracia e direitos humanos. Alem disso o Congresso vai-se realizar logo antes da Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, e este Congresso focar-se-á nas contribuições que os jovens podem fazer para construir uma economia verde.

Economia Verde?

A Economia Verde é definida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente como sendo algo que “ ajuda a melhorar o bem estar humano e a igualdade social, ao mesmo tempo que reduz os riscos ambientais e a escassez ecológica”. Pensamos que é uma excelente definição de desenvolvimento que funciona tanto para as pessoas como para o meio -ambiente.

Quando se realizará o Congresso?

O Congresso terá lugar de 4 a 13 de Junho de 2012.

Não tenho disponibilidade nessas datas – posso chegar durante o Congresso?

Não podemos aceitar delegados/as que não possam estar presentes durante todo o evento. Se não puder chegar nem partir nas datas previstas, terás de arranjar o teu próprio alojamento no Rio de Janeiro. Podes ver uma lista de albergues para jovens com preços flexíveis aqui. 
Podes em todo o caso participar no Congresso Mundial da Juventude Virtual conectando-te a qualquer momento desde o teu computador.

Onde será realizado o Congresso?

O Congresso terá lugar num local adequado e seguro do Rio de Janeiro, a localização exata está neste momento sendo escolhida pela equipa nacional da organização.

Tenho que pagar alguma taxa de participação?

Não existe qualquer tipo de taxa a ser paga para participar neste evento. Se você for selecionado só terá que pagar a sua viagem até o Rio de Janeiro.

Que gastos estão cobertos pela organização durante o CMJ 2012?

Os gastos de alojamento e alimentação serão a cargo da organização durante o Congresso.

Vou precisar de visto?



Use este link para confirmar se precisas de visto para entrar no Brasil ou não. Se você precisar de visto, terá que pagar os gastos da tramitação. Visite a nossa página de angariação de fundos para encontrar algumas dicas de como angariar dinheiro.
Brevemente teremos mais informação sobre os vistos para o CMJ.

Porque o Congresso Mundial da Juventude é tão importante?

Porque é um encontro de Jovens Ativistas de todas as áreas, países, organizações, profissões e disciplinas. Para participar você não precisa pertencer a nenhuma categoria: basta ter experiência em fazer a diferença na sua comunidade.
Os Jovens Ativistas que participam do Congresso Mundial da Juventude são os lideres que incitam as pessoas de todo o mundo a lutar e a gritar por um século XXI sustentável. Algumas pessoas chamam este século de “o ultimo século”, porque gerações anteriores destruíram o meio-ambiente e esgotaram o recursos do planeta, e ainda que alguns peritos digam que é possível que o mundo permaneça habitável durante mais umas centenas de anos, o nosso trabalho, e o trabalho, dos Congressos Mundiais da Juventude é provar que estas pessoas estão redondamente enganadas!

Como participar?

A data limite para as inscrições internacionais é 16 de Janeiro de 2012. Os jovens delegados brasileiros podem-se inscrever até uma data ainda por definir em março. Para se inscrever siga este link para ter acesso ao formulário de inscrição.

Qual o significado de “jovem” e que idade tenho que ter para poder inscrever-me?

Os candidatos devem ter entre 18 e 30 anos cumpridos até o dia 1 de abril de 2012. Este limite de idade deve-se ao fato de não existir uma definição global de “jovem”, apesar das Nações Unidas definirem 25 anos como sendo a idade limite para um jovem. Contudo em alguns países ou continentes são considerados jovens os indivíduos até aos 30 ou 35 anos!

http://wycrio2012.org/?lang=pt

CONVERSATION

0 comentários: