Residencia Universitária: Movimento Estudantil apoio movimentação do Senador Petecão


O tema residência universitária, e uma bandeira histórica do movimento estudantil, que com processo de sucateamento das universidades publicas durante a governo do ex-presidente FHC começou a se torna utópica, porem a União nacional dos Estudantes nunca a descartou, pelo contrario de forma ousada mantinha no centro dos debates.

Com os avanços e conquista para ampliação das universidades através do REUNI, a oportunidade por meio do SISU e as necessidades locais a bandeira de luta retornou ao centro dos debates políticos nas universidades e desta forma a UNE através do seu acumulo reforça o processo de articulação junto aos DCE’s, parlamentares e reitorias.

Na ultima sexta-feira (23/11), na sala do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Acre aconteceu uma reunião com o senador Sérgio Petecão (PSD), Vice Presidente da UNE Ac/Ro Giovanny Kley  , Presidenta do DCE/UFAC Aline Guedes e outros dirigentes , Presidente do CALF Katiuscia Fontaine  e  membros do Conselho Universitário Maik e Lauane Laura. No Encontro, Petecão reiterou seu apoio à construção da residência universitária, onde na segunda-feira (19), o parlamentar tratou com o novo reitor o interesse em encampar a luta.

Vice Presidente da UNE Ac/Ro, Giovanny Kley,  reafirmou que a importância de tal encontro com União Nacional dos Estudantes (UNE), Diretório Central dos Estudantes (DCE) Centros Acadêmicos (CA’s) Membros do Conselho Universitário.  “estamos pactuando um compromisso em mobilizar a classe estudantil para debater o modelo de nossa residência universitária, e nos colocamos a disposição em tudo para que possamos conquistar e ter êxito” disse.

A presidente do DCE, Aline Guedes, reafirmou o apoio da entidade à implantação da residência universitária e falou que a entidade vai levar a discussão à comunidade estudantil. E lembrou, inclusive, que muitos estudantes do interior e de outros estados chegam a desistir dos cursos em virtude da falta de moradia. ”Até mesmo uma amiga nossa do próprio DCE chegou a trancar o curso por falta de moradia”, disse.       

Petecão se comprometeu em alocar R$ 1 milhão em emenda individual para a construção “de uma residência digna dos estudantes de nossa universidade”. Foi levantada ainda a possibilidade da criação de uma espécie de “bolsa-residência” para atender os alunos que não têm condições de bancar sua própria moradia. Para Petecão, foi uma reunião bastante proveitosa que serviu “para ouvir de perto as reivindicações mais urgentes da classe universitária”.
                                  

CONVERSATION

0 comentários: